Notícias

Setembro Amarelo: A importância de cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio

Por Comunicação    |    Setembro Amarelo    |    Em 02/09/2023    |    1647 Visualizações

 

 

A campanha Setembro Amarelo foi criada para alertar sobre as mortes em alto número por suicídio no mundo todo e como devemos nos conscientizar para ajudar na prevenção delas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o suicídio é a 4ªcausa de morte depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos.

Outro dado super alarmante é de que tirar a própria vida é a 2ª causa de mortes entre jovens no mundo todo. Os números da OMS apontam que, em todo o mundo, os casos chegam a 800 mil, ou seja, anualmente morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama.

No Brasil há o registro de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 casos por dia. E mesmo que sejam dados que nos mostrem a urgência de falar sobre o suicídio, ainda há poucas iniciativas governamentais e privadas.

Alguns sinais de alerta que a pessoa que está em intenso sofrimento pode dar:

1 - Expressão de ideias ou intenções suicidas;

2 - Publicações das redes sociais com conteúdo negativista;

3 - Isolamento e distanciamento da família, dos amigos e grupos sociais, este alerta é importante principalmente se a pessoa apresentava uma vida social ativa;

4 - Atitudes perigosas como dirigir perigosamente, beber descontroladamente, brigas constantes, agressividade, impulsividade;

5 - Ausência ou abandono de planos para o futuro;

6 - Despedidas;

7 - Doenças psiquiátricas não tratadas.

Como buscar ajuda?

Busque ajuda em UPAs 24h, Pronto Socorro, Hospitais, Caps e Unidades Básicas de Saúde ou ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) 188.

Não sofra sozinho (a), depressão tem tratamento e o sofrimento vai passar! Busque ajuda profissional. Nós da Oncológica do Brasil dispomos de uma equipe de psicólogos à disposição para auxiliar nossos pacientes e seus familiares.

Nós abraçamos a vida!

Comentários