Oncológica do Brasil
Home Notícias Março Vermelho e o mês de prevenção ao câncer renal.
Março Azul e Vermelho

Março Vermelho e o mês de prevenção ao câncer renal.

Por Comunicação - em 01/03/2021 8765 Visualizações
IMG

A campanha do Março Vermelho tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre os riscos do câncer renal e também sobre os cuidados com a saúde do rim como um todo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 6 mil novos casos de câncer renal são registrados todos os anos.

Os rins são órgãos, geralmente em pares, com formato de “feijão”, responsáveis por inúmeras funções em nosso organismo, entre elas a depuração sanguínea de impurezas, eliminando-as na urina, e a importante função do equilíbrio fisiológico da pressão arterial.

O câncer de rim representa cerca de 3% das neoplasias malignas em adultos, sendo mais frequente nos homens e na faixa etária de 50 a 70 anos. Pessoas com histórico de doença renal na família, hipertensos, pessoas com sobrepeso e fumantes, são considerados grupo de risco para o desenvolvimento de algum tipo de câncer nos rins. Sendo que o tabagismo aumenta de duas a três vezes o risco, uma vez que as toxinas do cigarro são absorvidas pelos pulmões e carregadas pela corrente sanguínea até os rins, sobrecarregando o sistema de filtragem.

Os sintomas do câncer renal podem incluir sangramento na urina (hematúria) e dor na parte lateral da barriga. Como se trata de um órgão localizado mais profundamente na barriga, os sintomas mais intensos e possibilidade de palpação do câncer só ocorrem quando a doença está mais avançada. Muitos casos só são descobertos já em metástase.

Então como prevenir o câncer renal? Mantenha hábitos saudáveis de vida, não fume, pratique atividades físicas, controle o peso e a pressão arterial. Para pacientes que realizam hemodiálise ou que sofrem com síndromes genéticas, o acompanhamento médico regular é indispensável para a detecção precoce do câncer.

Compartilhar:

Comentários

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.