Feridas que não cicatrizam, veja aqui quais os principais motivos e quais cuidados tomar

Cuidado com feridas que não cicatrizam | SAIBA MAIS AQUI

Quando surgem feridas que não cicatrizam, ainda que sejam pequenas e aparentemente inofensivas, merecem investigação médica para saber o que está acontecendo no organismo. 

Veja quais as áreas do corpo mais propensas a serem afetadas e quais as possíveis causas das feridas. Veja no artigo.

O que as feridas que não cicatrizam podem indicar?

O objetivo não é criar alarde, porém o câncer de pele começa com uma alteração na pele, geralmente como uma ferida que não cicatriza. Em áreas do corpo que ficam mais expostas, como:

  • couro cabeludo;
  • rosto;
  • lábios;
  • orelhas;
  • pescoço;
  • tórax;
  • braços;
  • mãos.

Nem todas as vezes o câncer de pele vai apresentar caroços e inchaços. Ele vai se desenvolvendo lentamente e, quase sempre sem sintomas, tornando difícil a detecção precoce.

O câncer de pele

Quando o assunto é câncer de pele, é de se imaginar que surgem caroços dolorosos debaixo da pele. Sim, eles podem se manifestar dessa forma também, no entanto, quando se trata de câncer de pele, as maneiras são as mais variadas possíveis. Confira abaixo as mais frequentes:

  • áreas planas, firmes, pálidas ou amareladas, parecidas com uma cicatriz;
  • manchas avermelhadas e com volume, que podem coçar;
  • pequenas saliências peroladas, translúcidas, cor-de-rosa ou vermelhas, que podem ter áreas azuis, marrons ou pretas;
  • crescimentos na cor rosa com bordas levantadas e uma área inferior no centro, com vasos sanguíneos anormais espalhando-se como os raios de um círculo;
  • feridas abertas que não cicatrizam, ou que curam e depois voltam a abrir, escorrer e formar crostas.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Quais as áreas mais comuns do corpo a serem afetadas?

A pele, de forma geral, precisa ser auto examinada regularmente, mas áreas que ficam mais expostas ao sol merecem atenção redobrada.

Nos homens, um local comum para o surgimento do melanoma é nas costas, enquanto que, nas mulheres, é na parte inferior das pernas. Então, uma vez ao mês faça uma varredura a procura de qualquer sinal suspeito – manchas, sinais, verrugas ou feridas novas. 

Comece pela cabeça e vá até o pé, passando por cada dobra, cada espaço entre os dedos dos pés e das mãos, virilha, a parte posterior de joelhos e pernas, até mesmo a sola dos pés. Se puder, peça ajuda para alguém verificar o couro cabeludo e as costas.

O que considerar, de fato, suspeito? Qualquer nova verruga ou pinta que muda de aspecto ou cresce. Tire fotos e anote a data para para monitorar a mudança. No caso de moles, fique atento se você está passando por um momento de pico hormonal, como adolescência, gravidez ou menopausa.

Essa auto avaliação é extremamente importante, pois ajuda no diagnóstico precoce, uma medida fundamental para um tratamento de câncer mais efetivo, rápido e certeiro. 

Quando procurar ajuda médica?

Feridas que não cicatrizam? Veja aqui qual o momento de procurar um médico

O dermatologista deve fazer parte do check-up anual para orientar os cuidados com a pele – que é o maior órgão do corpo – e acompanhar quaisquer sinais desde o começo. 

No entanto, se isso não for possível, procure a orientação deste especialista assim que notar manchas, feridas ou qualquer sinal suspeito na pele. Exame de pele e histórico clínico são medidas básicas para o diagnóstico, então é comum que se pergunte quando a marca surgiu, se ela mudou, se sangra, coça ou descama. E também como tem sido a exposição solar no decorrer da vida.

As marcas são examinadas e uma pequena amostra de pele geralmente é solicitada para fazer a biópsia, em laboratório, para verificar sinais de câncer.

E aí, o que você achou do conteúdo? Você viu que quando surgem manchas ou feridas que não cicatrizam é preciso investigar o mais rápido possível, pois há chance de ser um câncer de pele. Não custa reforçar que o diagnóstico precoce ainda é a melhor alternativa para qualquer tipo de tumor.

 

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade em oncologia e dicas de bem-estar, é só continuar a navegar pelo nosso blog. Clique aqui para ser direcionado.