Entenda como funciona o laudo online

Laudo online: entenda as 6 vantagens para sua clínica médica

Essencial para otimizar atendimentos e auxiliar em diagnósticos mais precisos, o laudo online, apesar de comum e em alta devido à ampliação da telemedicina, ainda gera dúvidas em muitos estabelecimentos de saúde, de clínicas a grandes hospitais.

Quer saber quais são as reais vantagens de investir no laudo online  e quem sabe até algumas desvantagens? É só conferir o artigo de hoje para tirar as dúvidas!

Como funciona o laudo online?

O laudo médico gerado à distância ou simplesmente telelaudo ou laudo online é tão válido e confiável quanto um laudo comum preenchido à mão, já que também leva a assinatura do especialista.

Ele é, nos dias de hoje, um dos principais serviços viabilizados pela telemedicina e tem ampliado o acesso a diagnósticos mais ágeis em todo o país, só aqui você já conheceu uma das vantagens de investir no sistema.

No laudo online vão estar reunidas, no mesmo lugar, as seguintes informações:

  • Exames realizados;
  • Hipótese diagnóstica;
  • Conduta médica utilizada;
  • Interpretação dos achados.

Enquanto tecnologia médica, tanto as unidades de saúde quanto os pacientes que se encontram distantes geograficamente podem contar com suporte de especialistas das áreas da saúde que necessitam. E esse apoio é feito em tempo real, em poucos minutos, em um ambiente seguro e de fácil acesso.

O laudo online funciona da seguinte forma:

Conforme mencionado anteriormente, as informações do paciente são registradas em uma plataforma adequada para o atendimento médico e, em seguida:

  1. O paciente realiza o exame e/ou passa por consulta com os profissionais;
  2. Após a coleta das informações, os dados são enviados para uma central, via internet, para o especialista;
  3. O laudo online é gerado e, em poucos minutos, é encaminhado para o solicitante, que é o paciente, neste caso;
  4. O documento é recebido com a assinatura digital e pode ser entregue ao paciente.

Informações importantes sobre o telelaudo

Quando exames são realizados usando a telemedicina, geralmente é um profissional treinado quem executa o procedimento, para que as imagens sejam captadas de forma adequada e que atenda ao propósito do exame/consulta.  

O equipamento utilizado para tal deve dispor de tecnologia que converta os dados captados no exame em pixels e os salve em arquivos de diferentes formatos, como DICOM, JPEG, PDF ou outros.

Estes arquivos podem ser enviados para um software de telemedicina e lá ficam disponíveis para a interpretação de um especialista, via acesso remoto, por qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Outros dados importantes, como informações que levem ao diagnóstico e o histórico do paciente, e que ficam no prontuário eletrônico, podem ajudar a compor o laudo online.

LEIA TAMBÉM: Protocolo SPIKES: conheça estratégias necessárias para comunicar más notícias

Como o laudo online é disponibilizado?

Só quem acessa a plataforma de telemedicina é quem vai poder gerar ou enviar o laudo online. Esses softwares possibilitam a integração com outros programas que contêm todas as informações de saúde do paciente. 

O telelaudo, então, é gerado de forma ágil e segura nesse ambiente. Além disso, ele pode ser armazenado e compartilhado entre médicos e pacientes, com total confidencialidade de dados, via e-mail.

6 vantagens do laudo online

A rapidez e agilidade do telelaudo é seu maior atrativo

  1. Facilidade de adesão por parte de pacientes e equipe médica;
  2. Resultados mais ágeis, sem comprometer a qualidade do atendimento;
  3. Economia, por não precisar ter uma equipe inteira dedicada à elaboração de laudos;
  4. Validade e a conformidade com o mesmo peso dos laudos físicos, em papel, com garantia de assinatura digital regularizada;
  5. Custos zero de logística, já que as operações são realizadas pela internet.

Desvantagens

Se o seu estabelecimento ainda não está bem estruturado, implantar um sistema vai ser neste primeiro momento uma desvantagem. Para emitir os laudos online são necessários equipamentos de alta tecnologia, que digitalizem os dados dos exames e que possibilitem também a integração com as informações do histórico do paciente.

Daí, a aquisição pode ser um empecilho importante de orçamento para usufruir das vantagens mencionadas acima. Porém, o aluguel dos equipamentos pode ser uma saída benéfica, pois os custos com manutenção e atualização dos aparelhos já estão embutidos na mensalidade e ficam por conta da empresa proprietária.

O que você achou deste conteúdo? Aqui, você viu que o telelaudo é um documento igualmente válido e confiável como o laudo médico, preenchido pelo especialista em uma consulta presencial. A diferença é que ele é feito à distância.

Quer mais conteúdo de qualidade? É só continuar no blog da Oncológica do Brasil Tem diversos artigos e dicas de saúde para você.