4 passos certeiros para evitar glosas médicas e hospitalares

Um dos principais problemas que os estabelecimentos de saúde podem enfrentar são as glosas. Elas são uma ameaça à estabilidade financeira do hospital e clínica, podendo comprometer seriamente a operação e a qualidade no atendimento aos pacientes.

E pensando em ajudar a evitar esse problema, tirar as dúvidas sobre o assunto e ainda te dar passos infalíveis para eliminar as glosas, é só ler o artigo até o fim.

Glosas: o grande problema na administração em saúde

Aquela enorme dor de cabeça na hora de receber o recurso das operadoras tem um nome curto: glosas

As inconsistências nos dados de atendimento, informados para os planos de saúde, causam um impacto negativo nas operações do seu hospital ou clínica, levando à redução na receita e desestabilizando o fluxo de caixa.

Quando as informações não conferem, não há o repasse de pagamento. Simples assim. As glosas são geradas quando as informações de um determinado atendimento não estão de acordo com o registro de dados do plano de saúde. 

E o caminho para evitar as glosas médicas está na atenção aos detalhes e na padronização dos processos internos. Saiba mais sobre as glosas no tópico a seguir.

Quais os tipos de glosas?

Dependendo do erro – erros administrativos, dados desatualizados ou falhas em procedimentos – as glosas podem ser classificadas em três tipos.   

1. Administrativa

É a mais comum. A glosa administrativa ocorre quando os valores e as quantidades faturadas não estão de acordo com o estabelecido em contrato, seja por algum erro no preenchimento dos dados da carteirinha, na guia de autorização ou mesmo por erros de digitação.

2. Técnica

A glosa técnica é que passa pela auditoria de contas de um profissional de enfermagem, com a checagem dos procedimentos executados, anotações e prescrições contidas no prontuário do paciente.

3. Linear

É o tipo de glosa não justificada pela operadora de saúde, devido a alguma particularidade interna e que não é informada de imediato ao hospital ou clínica. A glosa linear pode ser conceituada como 

  • cancelamento;
  • recusa total ou parcial de um orçamento;
  • conta ou verba por motivos ilegais ou indevidos.

4 passos certeiros para evitar as as glosas

Como evitar as glosas do hospital

Ainda que o estabelecimento de saúde trate urgências e emergências como parte da rotina de atendimentos, existem boas práticas que podem nortear a realização destes procedimentos de forma organizada. Assim, não há comprometimento da condição do paciente com a demora na burocracia e nem da receita do hospital, deixando de registar dados importantes, gerando glosas.

Veja como fazer isso em 4 passos: 

1. Padronizar os processos 

Cada operadora tem seu próprio mecanismo nos contratos coletivos ou individuais e eles devem servir como base para a implantação de um sistema. 

Com essa padronização, as inconformidades têm menos chance de ocorrerem e os critérios de controle ficam mais fáceis de serem seguidos porque há uma conferência eletrônica e isso reduz as glosas hospitalares.

2. Usar um sistema de prontuário eletrônico

É uma medida muito importante para a diminuição de glosas. Isso porque os erros no preenchimento manual dos prontuários – com as anotações ilegíveis ou incorretas – na prescrição de medicamentos são, comprovadamente, os maiores responsáveis pelas glosas.

3. Implementar um sistema de gestão hospitalar integrado

Com ele, é possível promover melhorias em todo o fluxo de comunicação entre as áreas do hospital ou clínica, além de impedir erros da conclusão de um cadastro, como:

  • informações incompletas;
  • número da carteirinha inválido;
  • quantidade de medicamentos descritos no sistema incompatível com o procedimento realizado.

Quando um sistema integrado está em pleno funcionamento, ele gera automaticamente o valor dos procedimentos e medicamentos, gerando relatórios mais precisos e evitando as glosas técnicas. E mais: as glosas lineares ficam mais fáceis de contestar e de solicitar reembolso.

4. Controle de qualidade nos laudos

Mais eficiência e qualidade na rotina dos profissionais de saúde. Com esse controle, as falhas operacionais que travam os pagamentos por parte do convênio são reduzidas – e podem até ser eliminadas.

Portanto, já ficou claro que investir em tecnologia é essencial para melhorar a troca de informações entre o estabelecimento de saúde e as operadoras, cuidando de cada etapa do processo. 

Não esqueça que treinar a equipe e fazer auditorias periódicas são igualmente importantes para a eficácia do sistema.

O que você achou deste conteúdo? Nele, você conseguiu entender que as glosas são um problema para a saúde financeira de um hospital ou clínica e conheceu erros comuns para evitar no dia a dia.

No blog da Oncológica tem muito conteúdo de qualidade e dicas de saúde para você se manter informado. Clique aqui para conferir outros artigos.