Cuidar e melhorar a saúde digestiva é algo essencial para um bom funcionamento do organismo. Veja dicas de como melhorar a sua de modo simples.

4 passos para melhorar a saúde digestiva

A saúde digestiva de qualquer pessoa é muito importante para que elas vivam uma vida livre de qualquer doença. Sendo assim, no dia 29 de maio se faz um alerta. Neste dia, comemora-se a conscientização e prevenção sobre as doenças gastrointestinais. 

Segundo o INCA, o câncer gástrico ou de estômago é um dos três mais frequentes entre homens e mulheres. A faixa etária em que essa doença mais costuma acontecer é depois dos 50 anos, isso porque 60% dos casos acontecem nessa faixa etária.

Por isso é necessário que se tenha um cuidado quanto a essa parte. Para isso, desenvolvemos este conteúdo para falar um pouco dos cuidados e dos hábitos que fazem um câncer aparecer.

Como cuidar da saúde digestiva?

Cuidar e melhorar a saúde digestiva é algo essencial para um bom funcionamento do organismo. Veja dicas de como melhorar a sua de modo simples.

Um dos grandes males da população brasileira em geral é em relação ao ato de se automedicar ao invés de procurar um médico para analisar seus problemas. Um médico só é procurado quando os sintomas já estão agravados ou o incômodo é muito grande, quase insuportável. 

O resultado disso é o agravamento da situação que poderia ser facilmente tratada. Os riscos da automedicação são enormes, tanto que o cuidado inapropriado pode acabar na evolução de um câncer. 

Várias são as doenças que possuem ligação com o sistema digestivo. A razão disso é porque o sistema digestivo é a porta de entrada para todos os alimentos para que possam concluir seu processamento e possam retirar os nutrientes e vitaminas. 

Dessa maneira, ela acaba se tornando mais suscetível a pontos que podem agredir o trato intestinal, dentre as doenças mais comuns então:

  • Azia;
  • Refluxo;
  • Doença celíaca;
  • Intolerância a lactose;
  • Gastroenterite;
  • Infecção;
  • Inflamação;
  • Constipação;
  • Obesidade.

É aqui que o perigo mora, pois doenças comuns como estas, podem desencadear uma série de fatores que fazem com que o organismo vá reagindo mal e desenvolva um câncer. Na lista das doenças cancerígenas que mais matam, o câncer de estômago ocupa o 4° lugar. 

Atualmente, vivemos em uma situação onde mais de 20 mil casos dessa doença são diagnosticados. Em 50% dos casos, esse diagnóstico acontece em uma situação em que as chances de cura são baixas de acontecer. 

O único meio de contornar isso é se prevenindo e fazendo um tratamento precoce. Os riscos individuais que cada um possui podem ser influenciados por outros fatores além da idade. Para ter uma vida livre desta doença, é preciso se manter atento.

Importância de um diagnóstico precoce das doenças

Como dissemos, ao ter o cuidado de procurar um médico no início de alguns sintomas, você pode prevenir que o câncer de estômago se desenvolva. Então, não deve-se esperar para que um diagnóstico seja procurado apenas quando houver um:

  • Emagrecimento repentino;
  • vômitos com sangue;
  • Perfuração gástrica.

Quando ele se encontra em fase inicial, seus indícios não se tornam muito relevantes. Dessa maneira, ocorrência de dores com mais de duas semanas de duração necessitam de uma investigação.

Todos os sintomas citados acima, fazem parte das características de um tumor. Toda perda de peso que ocorre de modo inesperado precisa ter uma investigação.

Não é normal que as pessoas emagreçam do nada, por isso, acaba sendo necessário o alerta para que se possa buscar ajuda médica. Portanto, não espere perder muito peso para se preocupar.

Esse é um tipo de câncer que mais faz com que uma pessoa emagreça. Outros tipos, como o câncer de próstata, mama e intestino não apresentam essa característica tão marcante.

Passos para manter a saúde digestiva saudável

Para que você possa então se manter longe de qualquer patologia ou doença que possa comprometer sua qualidade de vida, veja abaixo, medidas que você pode tomar.

1. Faça uma dieta equilibrada

Por se tratar da porta de entrada do nosso sistema digestivo, é preciso que haja um cuidado em relação ao tipo de alimentação que você deve manter.

Então, escolher bons hábitos alimentares é o primeiro passo para que você se mantenha saudável. Depois, é preciso se atentar a outros pontos como a mastigação.

Quando você mastiga bem os alimentos, você faz a quebra dos carboidratos e acaba facilitando o processo interno deles. Além disso, hidratar bastante ajuda a digestão.

Dessa maneira, você consegue evitar desconfortos, azias ou refluxos. Prefira ter uma alimentação saudável ao invés de investir em dietas.

  1. Pratique atividades

Os exercícios físicos contribuem e muito para que o funcionamento digestivo ocorra bem. Isso porque as atividades aumentam o fluxo de sangue. Dessa maneira, o metabolismo acaba sendo acelerado e consequentemente a digestão ocorre mais rápido.

  1. Evite consumir cigarro e álcool

Para algumas pessoas essa é uma tarefa bastante difícil, no entanto, o cigarro é um dos grandes vilões para manter um sistema digestivo saudável. Diversas doenças são provenientes dele, inclusive o câncer de pulmão.

A nicotina é a responsável por dificultar a digestão e é a responsável por causar refluxo e mal estar. Além desses fatores, o cigarro provoca a produção do ácido clorídrico, que facilita o aparecimento de úlceras gástricas e o consumo de álcool, só intensifica tudo.

  1. Tenha uma rotina médica para cuidado de sua saúde digestiva

A ida ao médico de forma regular faz com que a prevenção seja algo simples de lidar evitando problemas futuros. Isso porque através de diagnósticos precoces, as chances de cura são altas.

Nem sempre as mudanças e incômodos intestinais significam algo, mas a partir do momento que isso vira uma questão constante, é necessário uma avaliação. Por isso, passar sempre por um check-up dos nutricionistas, gastroenterologista, entre outros especialistas, se faz necessário para eliminar o risco de aparecimento de algo.

Conclusão

Vimos então um pouco sobre a saúde digestiva, algumas doenças que podem fazer parte desta área do corpo e algumas complicações que podem desenvolver o câncer de estômago.

Sendo assim, se faz necessário uma observação maior quanto a saúde do corpo e quanto aos sinais apresentados por ele. Desta forma, apresentamos algumas dicas que podem fazer a diferença.

A partir do momento que você implementá-las em sua rotina, você já verá uma grande diferença quanto a questão de melhora nos incômodos e também na prevenção e no aumento de qualidade de vida.

Nos conte o que achou sobre este conteúdo e compartilhe-o com outras pessoas.