A oncogeriatria busca não apenas curar o idoso do câncer, mas ter um cuidado maior com o paciente

‘Oncogeriatria’: a Oncologia aliada da Geriatria

Na hora de procurar um bom tratamento de câncer para um familiar que já está na terceira idade, a oncogeriatria é muito importante. 

Pois, idosos possuem necessidades diferentes de acordo com os seus demais problemas de saúde. 

Afinal, uma pessoa da terceira idade já tem outros problemas, naturalmente, e, portanto, o seu tratamento não deveria ser igual ao tratamento de uma pessoa jovem com a mesma doença. 

E ter um parente diagnosticado com algum tipo de câncer pode ser muito difícil para todos que são próximos do paciente. 

Por isso, é preciso procurar uma abordagem de tratamento que mostre o seu apoio e que ajude o paciente a superar essa doença.

O que é a oncogeriatria?

O tratamento de câncer nunca é fácil, seja para o próprio paciente, ou até mesmo para a sua família que acompanha toda a luta. 

Mas, quando falamos de idosos diagnosticados com algum tipo de câncer, o seu tratamento acaba sendo diferenciado, pela maior vulnerabilidade desse grupo. 

Antes de mais nada, é importante entender que o tratamento de câncer pode comprometer muito a qualidade de vida do paciente. 

Então, quando esse paciente é um idoso, a questão é ainda mais complicada, por já ter uma tendência maior a ter uma qualidade de vida mais frágil. 

Portanto, se algum familiar seu idoso for diagnosticado com câncer, saiba que ele precisará de um tratamento de excelência.

Infelizmente, cada vez vemos mais idosos acima dos 60 anos de idade sendo diagnosticados com algum tipo de câncer, sendo um dos mais comuns o câncer de próstata. 

Portanto, a oncogeriatria é a área da oncologia, ou seja, do estudo e tratamento de câncer, voltada especificamente para a terceira idade.

Não se trata de uma especialidade formal da medicina, mas da junção da oncologia com a geriatria.

Esse tipo de tratamento busca não apenas curar o idoso do câncer, mas ter um cuidado maior com o paciente, de maneira multidisciplinar. 

Portanto, é uma opção que você deve considerar se está buscando um bom tratamento para o seu pai, avô ou qualquer pessoa que você ame e seja da terceira idade. 

Esse tipo de abordagem irá tentar unir os desejos do paciente e da sua família, a melhor opção de tratamento do câncer para garantir a qualidade de vida. 

Quanto mais velho for o paciente, mais chance dele já ter outros problemas além do câncer, o que pode dificultar um pouco o tratamento. 

Por isso, essa área da medicina irá buscar uma solução que seja eficiente de acordo com as condições específicas de saúde do paciente.

Como é o tratamento da oncogeriatria?

A oncogeriatria, depois de diagnosticado o tipo de câncer e o estágio do tumor, irá fazer uma série de avaliações no paciente. 

Essas avaliações terão como objetivo avaliar a saúde geral do paciente, para tornar mais fácil a decisão do tratamento ideal. 

Portanto, o médico irá pedir alguns exames, como por exemplo, uma análise nutricional do paciente, através de exames de sangue. 

Além disso, serão testados problemas cerebrais e de cognição, como perda de memória, por exemplo, e possíveis problemas psicológicos e no humor. 

Ainda, alguns testes que determinam o risco de queda do idoso, a partir de uma análise de equilíbrio. 

E claro, devem ser levadas em consideração qualquer doença prévia ou comorbidade, como por exemplo, diabetes, que é muito comum em idosos. 

Quando o médico busca fazer essa análise, também é levado em consideração a independência do paciente e o apoio dos familiares nas atividades diárias. 

Por isso, é muito importante que você, como familiar, esteja presente nessas consultas para auxiliar na escolha do tratamento. 

Por último, são analisados também os medicamentos tomados pelo idoso. E tudo isso é levado em consideração para montar um plano de tratamento que seja viável de acordo com as condições de saúde do paciente.

O tratamento do paciente na oncogeriatria também leva em conta aspectos psicológicos em sua abordagem
O tratamento do paciente na oncogeriatria também leva em conta aspectos psicológicos em sua abordagem

Portanto, tudo isso é feito por uma equipe multidisciplinar, uma vez que deve envolver diversos profissionais, o oncologista, o geriatra e outros, como nutricionista, farmacêutico, psicólogo, e muitos outros. 

Com isso, o idoso poderá receber o tratamento adequado de acordo, não só com o seu tumor ou tipo de câncer, como com as suas condições físicas e mentais.

Como encontrar um bom tratamento de oncogeriatria?

Se você está procurando um bom atendimento médico e oncológico para o seu familiar, é normal ter dificuldade de achar. 

Afinal, quando se trata de alguém que amamos, somos exigentes, pois queremos garantir o melhor tratamento possível. 

Antes de mais nada, só de mostrar para o idoso que você está ali com ele, para o apoiar durante todo esse processo, já ajuda no tratamento. 

Pois, principalmente em idosos, a questão psicológica pode afetar muito negativamente o resultado do tratamento contra o câncer. 

Mas, além disso, é preciso achar uma boa equipe de oncogeriatria para definir junto com a família uma boa opção de tratamento. 

A Oncológica do Brasil tem uma excelente equipe de oncogeriatria, realizando serviços personalizados, como home care oncológico, que permite maior participação da família no processo. 

Com uma equipe multidisciplinar, oferece um tratamento de excelência contra o câncer, em todas as fases da ciência e no conforto da sua casa. 

Além disso, é uma boa opção para quem está com dificuldade de achar serviços por perto, pois está em praticamente todos os estados do Brasil e aceita os principais convênios. 

Portanto, o tratamento do câncer no idoso deve ser feito pensando não apenas na cura, mas como na garantia do bem-estar e da qualidade de vida do paciente, o que torna o tratamento mais eficaz. 

Conclusão

Portanto, agora que você entendeu o que é a oncogeriatria, está na hora de começar a fazer os exames e análises e iniciar o tratamento. 

Pois, na maioria dos casos de câncer, quanto mais cedo você começa o tratamento, maiores as chances de cura. 

Além disso, se você possui um familiar diagnosticado com câncer, parte do tratamento vai ser o seu suporte emocional.

Quanto mais cedo o quadro de câncer for detectado, maiores são as chances de recuperação do paciente
Quanto mais cedo o quadro de câncer for detectado, maiores são as chances de recuperação do paciente

Principalmente quando falamos de idosos, que já possuem uma maior sensibilidade e já são mais recorrentes problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

Então, esse artigo esclareceu algumas dúvidas? Deixe aqui o seu comentário.