Aprenda o que dizer e como apoiar um amigo ou familiar que seja paciente de câncer

Paciente com câncer: 6 formas de apoio após o diagnóstico

Mais que uma doença física, quando o câncer chega na vida das pessoas, ele é visto muitas vezes como uma sentença. Por isso, a saúde emocional é um dos pilares do tratamento do paciente com câncer. Você saberia como agir e o que dizer para um familiar ou amigo com este diagnóstico?

Confira nosso artigo para conhecer algumas boas práticas para poder oferecer todo o seu apoio neste momento delicado. Confira!

Você pode se interessar por:

–  Diagnóstico: o que interfere no falso positivo ou negativo

Pacientes com câncer podem doar sangue? Saiba como funciona

Quando o paciente com câncer é um amigo ou familiar

A boa intenção e a vontade de ajudar estão sempre ali, mas como direcionar as palavras e ações certas para o momento? Será que o certo é viver da forma mais natural possível, como se nada estivesse acontecendo? Mas e as mudanças físicas, falar ou não falar sobre elas.

É complicado mesmo e super delicado, mas este artigo veio para facilitar a sua vida. A primeira coisa que precisa ser reforçada é que, independentemente da relação com o paciente com câncer, algumas regrinhas sociais são importantes de serem seguidas.

O estado emocional é fundamental no tratamento contra a doença e ele, muitas vezes, pode ser a diferença para o sucesso e a sobrevida. A força para isso vem dos tratamentos e medicamentos, principalmente, mas os cuidados e carinho da rede de apoio têm imenso valor e contribuição nesta fórmula.

A você, como integrante desta base de apoio, cabe incentivar, orientar, supervisionar e acompanhar o paciente com câncer. E isso nada tem a ver com assumir os deveres do paciente após o diagnóstico. Você é um fator externo de influência produtiva.

Para abraçar a causa e fazer do jeito certo, a primeira de apoio é a presença. Muitas vezes por não saber como agir, a distância se instala, seguida por um eventual e esporádico contato. Portanto, esteja presente e ouça.

A segunda forma é por meio do estudo. Conheça a fundo o tipo de câncer em questão, o tratamento, assim como as consequências físicas e emocionais.

Em terceiro lugar, se possível, acompanhe o paciente com câncer nas consultas e procedimentos. Aproveite para tirar dúvidas com os profissionais envolvidos no tratamento.

É um excelente começo. E para não ter o risco de errar, conheça agora x práticas que não ajudam e nem contam como apoio pós-diagnóstico.

6 coisas que você deve evitar falar

Saiba exatamente o que evitar fazer ou falar quando se dirigir a uma pessoa, próxima ou não, com diagnóstico de câncer.

1. Comentar as mudanças físicas, que podem ser no peso ou na aparência.
  2. Falar sobre outros pacientes com o mesmo tipo de câncer como se a trajetória deles servisse de norte para a situação atual. O ideal nesses casos é perguntar se a pessoa gostaria de saber mais sobre casos similares.
  3. Não existe câncer bom. Logo, tentar relativizar a situação ao compará-la com um cenário mais grave não vai ajudar.
  4. Insistir em soluções sem eficácia comprovada cientificamente e em medicamentos que podem interferir o tratamento.
  5. Pregar que a tristeza e a frustração devem ser evitados. A positividade pode se tornar um componente tóxico quando ele anula sentimentos negativos – que são normais e fazem parte dos altos e baixos da vida.
  6. Evite falar ou perguntar sobre o prognóstico, a não ser que a pessoa decida falar sobre isso.

O que você achou deste artigo? Nele, você viu que o estado emocional do paciente com câncer tem relação direta com o tratamento contra a doença e é sempre um fator a ser considerado.