Também conhecida pela silga EMD, a equipe multidisciplinar de médicos pode fazer a diferença no tratamento do câncer

Equipe Multidisciplinar e sua Importância no Tratamento do Câncer

A atuação da equipe multidisciplinar visa executar de forma holística o plano de cuidado do paciente, com o objetivo de assertividade da performance terapêutica, com diminuição de efeitos colaterais e estratégias de recuperação de estado de saúde. 

O cuidado de forma multiprofissional tem como primícia: melhora do estado nutricional, físico e emocional. 

O paciente com diagnóstico oncológico e em fase de tratamento é atravessado por mudanças significativas em diversos contextos da sua vida, diante disso, percebe-se a necessidade de um suporte da equipe multidisciplinar de modo que possibilite assistência de cuidados frente ao impacto das transformações ocorridas e vise proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade de vida.

Durante o tratamento, o paciente necessita ter todo o apoio possível. Isso ajuda para que ele renove forças e tenha um êxito maior durante o processo.

Veja abaixo um pouco mais sobre esse assunto.

Importância da Equipe Multidisciplinar

O câncer é uma doença de ordem multifatorial, podendo existir mais de 600 tipos de tumores diferentes cujos métodos de tratamento são os mais variados possíveis.

Sendo assim, só é possível iniciar protocolos de performance de tratamento a partir do momento em que:

A origem da célula é identificada;

Qual tipo de tumor que representa;

Em que estágio está;

E a história da doença.

Por se tratar de uma doença complexa, considera-se a importância da oferta de uma assistência que unifique os cuidados integrais durante esse processo.

O nome dessa equipe de profissionais é a Equipe de Atendimento Multidisciplinar, conhecido como EMD.

Essa equipe é formada por:

Oncologistas;

Cirurgiões;

Radioterapeuta;

Enfermeiras;

Farmacêuticos;

Nutricionistas;

Fisioterapeutas;

Psicólogas.

Alguns radiologistas, patologistas, e especialistas em cuidados paliativos também ajudam bastante no atendimento ao paciente oncológico.

Há vários estudos referindo que o cuidado ao paciente por meio de uma equipe multidisciplinar favorece o resultado direcionado do tratamento e reduz a probabilidade de casos em que ocorra metástases, recidivas ou tumores secundários. 

O trabalho da equipe por sua vez impacta positivamente na gestão hospitalar e ambulatorial.

A necessidade veio a partir da demanda de cuidados em saúde e pela expectativa por melhoria na qualidade do atendimento.

Outro fator que contribuiu também para a existência dessas equipes foi quando o público passou a entender que a relação custo-benefício na área da saúde era necessária.

Sendo assim, sabe-se que uma equipe completa é essencial para o cuidado do paciente, pois ajuda na resolutividade da assistência ao mesmo.

EMD faz o tratamento do câncer ser bem sucedido?

Por se tratar de vários profissionais com diferentes conhecimentos, o cuidado ao paciente torna-se integral ao contemplar o sujeito como um todo atendendo as demandas físicas, psicossociais e nutricionais.

Sendo assim, proporciona manejo de sintomas, conforto, prevenção de agravos relacionados ao tratamento, reabilitação e reinserção do sujeito às suas atividades de vida diária.

A equipe multidisciplinar de médicos é primordial no tratamento do câncer
A equipe multidisciplinar de médicos é primordial no tratamento do câncer

O oncologista é, de fato, o responsável pelo tratamento do paciente oncológico em conjunto com a equipe multidisciplinar na assistência de cuidados.

Uma equipe multidisciplinar também pode ser definida como uma equipe multiprofissional.

Essa equipe inclui ainda outros profissionais que fazem parte da área de saúde como:

Terapia Ocupacional;

Odontologia;

Técnico de enfermagem;

Fonoaudiologia;

Entre outros.

Tudo isso de acordo com cada realidade, dinâmica e ambiente de cada paciente.

Atenção aos pacientes

Quando o paciente oncológico inicia o tratamento, a OMS e a equipe de saúde avalia como essencial os aspectos relacionados à dor.

Considerando que a dor não é só de ordem física, mas advinda também por fatores:

Social;

Psicológico;

Espiritual.

E isso não se limita apenas ao paciente como também se estende a sua família. Somente desse modo a equipe consegue fazer com que o suporte seja completo. Assim, harmoniza um processo humanizado e de excelência.

As emoções do paciente afetam muito na adesão positiva do seu tratamento. Sendo assim, com um amparo e uma rede de apoio efetiva, os pacientes se sentem mais seguros.

Desse modo, todo processo passa a ser menos perturbador para quem o enfrenta.

A descoberta do câncer em uma pessoa sempre causa uma mistura de emoções intensas.

Isso porque as pessoas tendem a associar o câncer com a morte. Ao associar à esta ideia, o paciente acometido por sofrimento emocional e sentimento de medo.

Esse tipo de reação atinge não só a pessoa como também seus familiares e amigos.

Por isso que o apoio de uma equipe é necessário, como da psico-oncologia, que atua no suporte emocional e no favorecimento de expressões emocionais. Ofertando manejo clínico da autoestima e da autoconfiança da pessoa durante todo o processo.

O apoio é fundamental

Lidar com o câncer é algo muito difícil e que abala qualquer pessoa.

Afinal, ninguém gostaria de passar por processos invasivos que oferecem vários efeitos colaterais e diminuem nossa qualidade de vida.

No entanto, quando o diagnóstico é feito e a pessoa pode contar não só com sua família mas com o apoio de vários médicos, tudo se torna menos difícil.

Afinal, os profissionais estão ali, juntos, buscando várias maneiras de achar um tratamento eficiente para que o paciente possa superar rápido essa doença sem que haja nenhuma sequela.

Conclusão

A equipe multidisciplinar é vital para uma boa recuperação.

Com ela, toda a assistência necessária é feita, dando ao paciente todas as soluções possíveis.

Além disso, a pessoa se sentirá confortável vendo que uma equipe de vários profissionais com noções diferentes estão juntos em prol de sua reabilitação.

 

Nota-se a importância da equipe multidisciplinar para o processo de adoecimento e tratamento oncológico.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião aqui nos comentários e compartilhe isto em suas redes sociais.