A amamentação reduz o risco do câncer de mama

A amamentação reduz o risco do câncer de mama? Saiba mais!

Falar sobre amamentação pode até ser motivo de polêmica e, ao mesmo tempo, muito necessário, porque é considerado o alimento mais completo para o bebê. Isso porque sempre se ouve dizer que o ato de amamentar reduz o risco de câncer de mama. Mas será que é cientificamente comprovado? Existem consequências para a saúde quando isso não é feito?

Saiba a resposta para esta e outras perguntas lendo o nosso artigo sobre o assunto.

Você pode se interessar por:

– Câncer de cabeça e pescoço: sintomas, tratamento e prevenção

Amamentar reduz o risco de câncer de mama?

o aleitamento materno é um fator redutor do risco de câncer de mama em mulheres

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer – INCA – a amamentação contribui positivamente para evitar o risco de câncer de mama. Isso acontece porque as taxas dos hormônios que favorecem o desenvolvimento deste tipo de câncer – estrogênio em alta – ficam em baixa durante o período do aleitamento materno.

Somado a este fato, alguns processos que ocorrem no momento da amamentação, ajudam a eliminar e renovar as células, diminuindo as chances de lesões celulares – células neoplásicas – e, por consequência, o desenvolvimento do câncer de mama. 

Para as mulheres que têm histórico de câncer de mama na família, a amamentação atua como um fator de proteção.

Uma mãe que amamenta durante um ano tem 4,3% menos de chance de desenvolver tumores nas mamas, diminuindo a possibilidade de um câncer. Este é um dado da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP.

Acesse este conteúdo relacionado:

– Conheça consequências da endometriose: por quê tratar?

Benefícios da amamentação

A amamentação é uma via de mão dupla de benefícios. Confira quais são:

Para a mãe:

  • Regula e diminui o sangramento após o parto;
  • Acelera a perda do peso da gravidez;
  • Reduz o risco de câncer de mama, ovários e endométrio;
  • Previne a anemia;
  • Protege contra doenças do coração.

Para o bebê:

  • Contato físico de qualidade com a mãe;
  • Diminui as cólicas;
  • Desenvolve a musculatura da face e da língua;
  • Pode prevenir alergias;
  • Estimula e fortalece a arcada dentária.

Por que amamentar até os dois anos?

Uma criança que se alimenta de leite materno está com a saúde protegida em muitos sentidos, a curto e longo prazo. Isso sem contar que oferecer o seio, além de alimentar, é um momento de interação e de estreitamento de laços entre mãe e bebê. A recomendação vem da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Este é um assunto tão necessário que foi sancionado o Agosto Dourado, para incentivar e proteger a amamentação, cujo Dia Mundial é em 1º de agosto. A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada por sete dias a partir desta data, levantando discussões sobre políticas públicas que possibilitem às mães amamentarem e promover a importância do ato.

Gostou do nosso conteúdo? Com ele, você viu que a amamentação pode reduzir consideravelmente o risco de câncer de mama, fato comprovado cientificamente.

 

– Câncer de Mama: Avanços no Tratamento da Doença