Oncológica do Brasil
Os casos de câncer de colo uterino do amazonas são alarmantes pela falta de diagnóstico apropriado

Câncer de colo uterino: por que são tantos os casos no AM?

O câncer de colo de uterino é um dos tipos de tumor mais evitáveis, adotando simples ações preventivas. No entanto, ele tem altíssimos índices de ocorrência no Amazonas, chegando a mais de 100% acima da média nacional e com menos taxa de sobrevida. 

Por que a realidade do estado é diferente? O que acontece na vida das mulheres que favorece a fatalidade deste tipo de câncer? Veja nosso artigo sobre este câncer cervical e tire as suas dúvidas sobre o assunto agora.

Você pode se interessar por:

– Câncer de mama: conheça os avanços no tratamento da doença

 

– 5 Causas do Câncer de Colo de Útero

 

O câncer do colo de útero ou câncer cervical

tumor no colo uterino

De desenvolvimento lento, a partir das lesões causadas pela infecção do Papilomavírus Humano – HPV no contato sexual, o câncer de colo uterino pode levar até três anos para se estabelecer no organismo.

São centenas de tipos de HPV, mas só 13 deles podem evoluir para um câncer. Uma vez a pessoa infectada, o ideal é que as lesões sejam tratadas assim que surgirem, para evitar o desenvolvimento de tumores.

A melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce é por meio do preventivo. Também chamado de Papanicolau, ele é um exame básico de toda mulher com vida sexual ativa, inclusive as que não têm, também precisam fazer. Ele reduz em até 80% as chances de desenvolver este tipo de câncer.

O exame detecta neoplasias, crescimento desordenado das células, que é o tumor em si. De procedimento simples, a partir da coleta de material biológico do colo do útero com uma espátula e escovinha, ele demora alguns dias para ficar pronto e deve ser interpretado sempre por um ginecologista. 

Quando há neoplasias, o câncer ainda pode demorar vários anos para ser desenvolvido. São raros os casos de desenvolvimento entre um ano e outro. Por isso, é destacada a importância de realizar o preventivo anualmente. Caso o resultado seja negativo para neoplasia, ele pode ser repetido em até três anos.

Então, pode-se dizer que o câncer de colo uterino é uma doença silenciosa. Quando manifesta sintomas, já é sinal de avançada atividade no corpo. Veja alguns sintomas clássicos:

  • Sangramento vaginal anormal;
  • Sangramento menstrual irregular ou além do habitual;
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;
  • Sangramento após a menopausa;
  • Sangramento após o ato sexual;
  • Dor nas relações sexuais.
  • Dor pélvica.

Entre os fatores de risco estão:

  • O uso de cigarros;
  • Iniciação sexual precoce;
  • Parceiros sexuais múltiplos;
  • Uso de pílula anticoncepcional.

Dados do Amazonas sobre o câncer de colo uterino

A taxa de câncer de colo uterino no Amazonas é 102% maior que a média nacional. É o segundo estado, atrás de Tocantins, a ter tantos casos por ano. Além disso, o índice de mortalidade também é alto, são cerca de 23 mortes mensais.

Dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA afirmam que, no Amazonas, são cerca de 27 casos a cada 100 mil mulheres. Parece pouco olhando para este dado isoladamente. No entanto, ao comparar com o estado de São Paulo, o índice por lá é de 9 casos usando o mesmo parâmetro.

Mas por que isso acontece? O principal problema está no acesso ao sistema de saúde. O Amazonas é um estado de imensa proporção e sem rotas de fácil logística. Isso, na prática, significa que há um certo grau de dificuldade em atingir as mulheres que moram em comunidades distantes.

Mesmo que elas se locomovam até o centro de saúde mais próximo, nos municípios, o acesso aos exames e às consultas é um processo demorado. E a maioria desiste no meio do caminho. Muitas até fazem o preventivo, mas não retornam para receber o resultado.

Com isso, é apresentada uma segunda problemática. Quando o câncer de colo uterino dá sinais, o único centro de referência em câncer fica na capital, Manaus, e a maioria já chega em estágio avançado. 

Quanto mais avançado, mais invasivo e difícil o tratamento e menores as chances de sobrevida. E muitas destas mulheres não resistem.

Uma terceira problemática contribui no cenário: poucos profissionais atuando em localidades distantes. A demanda que chega de todo o estado é maior que a capacidade de atendimento na capital.

Março Lilás

As ações para a conscientização e prevenção ao câncer de colo uterino ganham mais força no primeiro trimestre do ano, com o Março Lilás.

São inúmeras atividades realizadas que reforçam as medidas preventivas como:

  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;
  • Vacinar meninos e meninas em idade escolar contra o HPV;
  • Chamar a atenção de mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva para a necessidade do preventivo anual.

O que você achou deste artigo? Nele, você viu que o câncer de colo uterino é um dos tipos de câncer com maior incidência no Amazonas, e no entanto ele é um dos tumores mais fáceis de ser evitado.