O câncer de pele é um dos tipos da doença com maior incidência no Amazonas

Conheça os 6 tipos de câncer mais comuns no Amazonas

A população do Amazonas, assim como, de forma geral, a do Brasil, sofre com diversos tipos de câncer todos os anos. Mas, alguns tipos se destacam e merecem uma atenção especial. 

É muito importante entender quais são os tipos de câncer mais comuns e o que se deve fazer para prevenir.  

Continue lendo o artigo até o final, pois iremos explicar como estão os números de casos de câncer no Amazonas e quais são os tipos mais comuns. 

Quais os tipos de câncer mais comuns no Amazonas e quais os números atuais? 

A última projeção feita pelo INCA, o Instituto Nacional do Câncer, sobre novos casos de câncer no Estado do Amazonas foi feita em 2020. Antes disso, a última pesquisa tinha sido feita somente em 2018. 

O número de novos casos estimados no ano de 2020 é de 5.410. Sendo que desses novos casos, cerca de 67% se encontram na capital, Manaus. 

Se levarmos em consideração que, na verdade, houve um aumento no número de casos novos de câncer no Brasil, de 2018 para cá, então o Amazonas se encontra em uma posição favorável, comparado à média nacional. 

Entretanto, quando analisamos toda a região Norte do Brasil, o Amazonas é o segundo estado com mais casos de câncer, perdendo somente para o Pará.

É preciso levar em consideração que esses números não são exatos.Se imagina que há um grande número de subnotificações de câncer.

Para se ter uma noção do que esses números significam, o INCA também libera os valores da taxa bruta de incidência. 

Esses valores indicam quantas pessoas, a cada 100 mil, são diagnosticadas com câncer no estado. Então, para cada 100 mil homens, 109,91 são diagnosticados com algum tipo de câncer. 

Já para as mulheres, essa taxa bruta de incidência é de 137,93, um número consideravelmente maior. 

O que os registros de casos de câncer nos mostra?

Nos últimos anos, o Amazonas investiu em intervenções para ter um maior controle desses números. 

Essas intervenções são medidas que o estado pode tomar para prevenir alguns casos da doença. O Amazonas é, por exemplo, um dos estados com um maior número de casos de câncer de colo de útero. 

Com base nisso, é feita uma grande campanha de conscientização para o diagnóstico rápido e o tratamento eficaz. 

Por ter um número tão elevado, cirurgias preventivas para câncer de colo uterino, que é conhecida como conização vem sendo cada vez mais realizadas. 

A vacinação contra o HPV é obrigatória no AM

Há também, para esse tipo de câncer específico, campanhas de vacinação contra HPV para jovens, que reduz as chances de contrair a doença após a aplicação da segunda dose.

É preciso uma atenção especial a esses números. A Semsa, Secretaria de Saúde do Amazonas, registrou uma queda no número de diagnósticos ao final de 2020, cerca de 25%. 

Isso não aconteceu porque as pessoas não estão tendo câncer, e sim porque, com a pandemia, as pessoas estão indo menos ao médico.

Quais os tipos de câncer mais comuns no Amazonas?

Os tipos de câncer mais comuns no Estado do Amazonas podem ser divididos entre homens e mulheres. Para as mulheres, os tipos de câncer mais comuns são: 

  1. Câncer de pele não melanoma: 710 novos casos estimados em 2020;
  2. Câncer de colo uterino: 700 novos casos estimados em 2020;
  3. Câncer de mama: 480 novos casos estimados em 2020.

Já para os homens amazonenses, os tipos de câncer mais comuns historicamente são: 

  1. Câncer de próstata: 480 novos casos estimados em 2020;
  2. Câncer de pele não melanoma: 380 novos casos estimados em 2020.
  3. Câncer de estômago: 260 novos casos estimados em 2020.

Como dito anteriormente, o câncer de colo de útero chama muita atenção. Com uma média cerca de 102% maior do que a brasileira. 

Isso é muito. Quando falamos de Manaus, a situação ainda é um pouco pior, passando dos 200% a mais, segundo dados do próprio INCA.

Um dos maiores desafios da Secretaria de Saúde é o esforço na campanha de prevenção e conscientização, como forma de realizar um diagnóstico precoce.

A taxa de mortalidade é altíssima, levando a 23 vítimas fatais por mês no Estado. Isso não deveria acontecer, se levarmos em consideração que é uma doença que você consegue prevenir totalmente. 

Com a conscientização de proteção na hora de relações sexuais e com a imunização contra HPV. 

No Estado, o FCecon, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) são os principais hospitais de referência para diagnóstico e tratamento de câncer.

Conclusão

O Amazonas possui hospitais de referência no tratamento da doença, mas isso não se reflete necessariamente em uma mortalidade menor.

Com esta taxa alta, é preciso não só ter um bom centro de tratamento, mas atuar mais na prevenção e no diagnóstico precoce da doença. 

Se você é médico no Amazonas e esse artigo foi útil, compartilhe também com seus colegas.